Coordenador : Ivenio Moreira da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397654.2206.125397.31072023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Produtores Rurais do Município de Rio Bonito-RJ, agentes de Secretaria Municipal de Agricultura do refererido Município, Discentes cadastrados no projeto.
Local de atuação: Home office, a ser desenvolvida pelos alunos e o coordenador; Visitas ao campo pelo coordenador e o membro externo Teilor, conforme programação.
Objetivo
Objetivo Geral Conhecer as principais limitações e particularidades na Gestão da Agricultura Familiar do Município de Rio Bonito-RJ, propor a adoção de ações que auxiliem na mitigação de tais limitações e Fortalecer a integração entre a Universidade e a sociedade através da parceria com o Município de Rio Bonito, situado à 60 quilômetros do Campus da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Objetivos Específicos Conhecer a realidade de produtores familiares no Município de Rio Bonito-RJ e identificar demandas quanto à gestão de suas atividades agrícolas; Propor ações que contribuam para a melhor gestão dos agricultores visitados, ampliando a possibilidade de aplicação dessas ações em outras propriedades; Identificar unidades produtivas no município que possam, em momento oportuno, receber a visita de alunos do Departamento de Engenharia Agrícola e meio Ambiente para vistas de campo. Ampliar o relacionamento institucional UFF/ Município, tendo em vista a possibilidade de futura instalação de um polo avançado da UFF para a realização de aulas práticas do Departamento de Engenharia Agrícola e meio Ambiente.
Resumo
O Município de Rio Bonito pertence à Região das Baixadas Litorâneas, no Estado do Rio de Janeiro. Dentre outras fontes, o Estudo Sócio Econômico do TCE-RJ, 2007, cita que na história do Município há participação de atividades agrícolas, sendo mencionados o ciclo de cana-de-açúcar e a posterior expansão do café, que passou a ocupar as melhores terras da região, tornando-se em pouco tempo uma de suas maiores fontes de riqueza. Nas últimas décadas, outras atividades têm sido desenvolvidas na região como a pecuária e cultivos agrícolas, tais como laranja, banana, aipim e inhame. A agricultura familiar tem forte participação no setor agrícola da região, contribuindo para o abastecimento local e o fornecimento de produtos ao elevado número de turistas que passam pelo município em direção à região dos Lagos. Em muitos casos, a agricultura familiar é vista como uma atividade de subsistência, cuja gestão dispensa quaisquer cuidados quanto à tomada de decisão do produtor. Sabe-se que o Estado exerce grande esforço, auxiliando na assistência técnica. Contudo, torna-se importante mencionar que, no âmbito nacional, o número de propriedades é relativamente elevado em relação ao número de técnicos alocados nos Municípios. Assim, a parceria entre o Município e a Universidade, contribuirá para o desenvolvimento regional e para a formação dos alunos. Assim, o objetivo do projeto é conhecer as principais limitações e particularidades na Gestão da Agricultura Familiar do Município e propor ações bem sucedidas tanto no Estado, quanto em Municípios de outros Estados brasileiros, adaptando às condições locais.